Sophia @princesinhamt
Mundo

Pela primeira vez em 700 anos, mosteiro espanhol abre portas para meninas

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pela primeira vez em 700 anos, o Mosteiro de Montserrat, na província de , passou a admitir mulheres e meninas em seu coral. A decisão, anunciada na terça-feira, 14, traz uma mudança radical para o local, lar do famoso coro de meninos de Escolania, composto por rapazes que ainda não entraram na puberdade e, por isso, alcançam notas mais agudas.

Um novo coro, separado do Escolania, á com a ção de 25 meninos e meninas, na faixa etária de 17 a 24 anos. O coro masculino, em comparação, reúne 45 meninos de 9 a 14 anos.

O padre Efrem de Montellà relatou que, apesar da filosofia por trás dos corais ser a mesma, as decisões finais serão tomadas por Pau Jorquera, diretor da Escolania. O novo coral não entraria forma de competição, mas, sim, como um complemento ao trabalho desempenhado no local.

Além disso, Montellà caracterizou a permissão dada ao coro como um “passo histórico” na inclusão de mulheres.

“É uma questão complexa e difícil. Seguimos uma tradição que gostaríamos de manter, mas também percebemos que temos que responder à demanda”, disse.

Depois de uma longa deliberação, a decisão foi tomada pela ordem beneditina que é responsável pelo local, comandado pelo Manel Gasch. Os coristas integram, em maioria, o internato, onde estudam o currículo escolar padrão. Aulas de canto, piano e teoria musical também são oferecidas pela instituição do século XIII.

O mosteiro espanhol é um local de peregrinação, no qual católicos devotos visitam para beijar a “Madona negra”, uma representação da Virgem de Montserrat do século XII.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.