Sophia @princesinhamt
Mundo

Parlamentares e Michelle Bolsonaro unidos na marcha contra o aborto nos EUA

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parlamentares pró-vida e a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro participaram nesta sexta-feira (24) da 52ª edição da Marcha pela Vida (March for Life, em inglês), uma manifestação contra o aborto que acontece anualmente em Washington D.C., nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

  • 2025 word3

    Trump e Vance discursam em marcha anual contra o aborto em Washington

O evento é considerado o maior do mundo em defesa da vida desde a concepção e reúne milhares de pessoas, incluindo ativistas, líderes religiosos, políticos e cidadãos, que marcham pacificamente em defesa de suas convicções sobre o valor da vida humana.

Entre os parlamentares, estiveram presentes os deputados federais Silvia Waiãpi (PL-AP), Capitão Alden (PL-BA), Bia Kicis (PL-DF), Marcel van Hattem (Novo-RS), e os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Jorge Seif (PL-SC).

De acordo com Alden, o evento é importante para “conscientização da vida” e a proteção de vidas inocentes. “Sou a favor da vida desde sua concepção! Sempre estarei contra o aborto, pois não podemos permitir que vidas de inocentes sejam perdidas. A ‘March For Life’ existe, justamente, para chamar a atenção do mundo sobre este tema”, afirma Alden”.

A primeira March for Life ocorreu em 1974, um ano após a decisão do caso Roe v. Wade, que legalizou o aborto no país. O objetivo inicial da marcha era pressionar pela reversão dessa decisão. A marcha continua a ocorrer mesmo após a anulação de Roe v. Wade em 2022, agora com foco em influenciar legislações estaduais e promover uma cultura de valorização da vida.

Para a deputada Silvia Waiãpi a “Marcha pela Vida é uma manifestação inspiradora, pacífica, vibrante e plena da emoção de mulheres, homens, jovens e crianças de todo o mundo.”. “O direito à vida é um direito básico do ser humano. Nossa defesa desse direito é um testemunho da beleza e dignidade de cada pessoa humana”, explicou.

O senador Eduardo Girão ressaltou que participa da “marcha pró-vida” há cerca de 10 anos e segundo ele, trata-se de uma “mobilização popular importante para reverter a lei do aborto nos Estados Unidos”. “A marcha tem sido fundamental nessa estratégia. Em Fortaleza e Brasília, realizamos marchas pela vida há pelo menos 17 anos com excelentes resultados de conscientização. Afinal, com o aborto, segundo a ciência e as estatísticas sociais, duas vidas são devastadas”, disse.

Movimento pró-vida

À Gazeta do Povo, o deputado estadual Gil Diniz, de São Paulo, enfatizou que o movimento pró-vida nos EUA é “quase uma instituição”, por ser “muito bem organizado, financiado, além de ser atuante na sociedade, nos tribunais e na política”.

“No Brasil o movimento pró-vida ainda é incipiente, desarticulado e movido pela força de vontade dos militantes e seu amor a causa. Não há unidade, nem estratégia. A bem dizer não somos ainda um movimento pró-vida, mas vários e pequenos movimentos pró-vida”, declarou Diniz.

Visando o avanço do movimento pró-vida no Brasil, o deputado destacou que é importante “a organização e a unidade do movimento”. “Sobretudo no sentido de unir os militantes pró-vida evangélicos e os católicos. Assim conseguiremos ter mais força para atuar não somente na política mas nos tribunais e na sociedade também”, disse..

VEJA TAMBÉM:

  • Bolsonaro fala em ser ministro da Casa Civil se Michelle for eleita presidente

    Bolsonaro fala em ser ministro da Casa Civil se Michelle for eleita presidente

  • 2025 word3

    Damares recorre de decisão que extinguiu processo contra resolução pró-aborto do Conanda

  • 2025 word3

    Trump concede indulto a ativistas contra o aborto presos durante governo Biden

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.