O papa Francisco, de 86 anos, passou cerca de 40 minutos no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, fazendo exames nesta terça-feira, 6. De acordo com a mídia local, o pontífice já retornou ao Vaticano.
O pontífice foi levado para uma unidade especializada no atendimento de idosos às 10h40 do horário local (5h40 no Brasil) e foi liberado por volta das 11h20. O Vaticano não comentou a consulta.
No final de março, Francisco passou cinco dias internado no mesmo hospital devido a uma infecção pulmonar. Dois meses depois, ele também cancelou uma sequência de audiências devido a uma febre.
A saúde de Francisco, que completou dez anos de pontificado em março, vem se complicando nos últimos anos com uma série de doenças. Ele costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala para andar por causa de dores no joelho.
Em julho de 2021, o papa removeu parte de seu cólon em uma cirurgia para tratar uma doença intestinal, chamada diverticulite. Porém, no início do ano, o Vaticano informou que a condição havia retornado. O pontífice também já perdeu parte de um pulmão, que foi removido quando ele era jovem, ainda na Argentina.
+ Em conversa por telefone, Lula convida papa Francisco para visitar Brasil
Apesar de seus problemas de saúde, Francisco mantém uma agenda lotada. O Vaticano anunciou, no último sábado 3, planos para que ele visite a Mongólia de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos para onde já viajou.
Antes disso, ele deve viajar a Portugal de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, e visitar o Santuário de Fátima. O Vaticano deu indicações de que a presença do pontífice está confirmada, divulgando nesta terça-feira um cronograma oficial da visita.
Fonte: Veja