O Papa Francisco descreveu como “infundadas” e “ofensivas” as acusações de que o ex-pontífice João Paulo II estaria envolvido no desaparecimento de uma adolescente no Vaticano, há 40 anos. “Dirijo um pensamento agradecido à memória de São João Paulo II, objeto de inferências ofensivas e infundadas nestes últimos dias”, disse ele após a missa deste domingo, 16.
A acusação em questão se refere ao desaparecimento de Emanuela Orlandi, filha de um porteiro do Vaticano que sumiu aos 15 anos de idade, no dia 22 de junho de 1983, depois de uma aula de música. O desaparecimento é, até hoje, um dos grandes mistérios da Itália, que abriu novas investigações sobre o caso no início do ano.
Na semana passada, a história ganhou um novo capítulo quando o nome de João Paulo II foi apontado pelo irmão da vítima como suposto suspeito de envolvimento no caso.
Neste Domingo da Divina Misericórdia, certo de interpretar os sentimentos dos fiéis de todo o mundo, dirijo um pensamento de gratidão à memória de São João Paulo II, nestes dias, objeto de ilações ofensivas e infundadas.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) April 16, 2023
Depois de conversar com promotores, Pietro Orlandi foi até um programa de televisão e reproduziu o áudio de um suposto mafioso apontado por ele como integrante de uma organização que estaria envolvida no desaparecimento de Emanuela.
Na gravação, o homem diz que, décadas atrás, meninas eram levadas ao Vaticano para serem molestadas com o conhecimento do então Papa João Paulo II. “Me disseram que Wojtyla (sobrenome de João Paulo II) costumava sair à noite com dois monsenhores poloneses, e certamente não era para abençoar casas”, acusou Pietro.
As autoridades do Vaticano, porém, afirmam que não há evidências ou testemunhas que apoiem as acusações da família. Ao reabrir as investigações, em janeiro, Alessandro Diddi, promotor do Vaticano, disse em uma declaração pública que o Papa Francisco tem um forte desejo “de que a verdade surja sem reservas”.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja