Sophia @princesinhamt
Mundo

‘País fascista’: Oligarca russo renuncia à cidadania por guerra na Ucrânia

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O banqueiro e bilionário Oleg Tinkov renunciou, nesta terça-feira, 1, à sua cidadania russa por causa da guerra na Ucrânia, que ele já havia criticado.

“Tomei a decisão de abandonar minha cidadania russa. Não posso e não serei associado a um país fascista que iniciou uma guerra com seu vizinho pacífico e mata pessoas inocentes diariamente”, disse Tinkov.

+ A história da bisavó ucraniana de 75 anos estuprada por militar russo

“Espero que empresários russos mais proeminentes me sigam, para enfraquecer o regime do [presidente Vladimir] Putin e sua economia e colocá-lo, eventualmente, em de derrota”, escreveu ele no Instagram.

Ele compartilhou uma imagem de um certificado confirmando o “fim” de sua cidadania russa. “Eu odeio a Rússia de Putin, mas amo todos os russos, que são claramente contra essa guerra louca!” escreveu Tinkov. A primeira postagem foi apagada “misteriosamente”, segundo ele, mas o bilionário fez uma nova para reiterar o posicionamento.

+ Moradores de Kiev formam filas para água após ataques russos

O bilionário é um dos magnatas autodidatas mais conhecidos da e fundou o Tinkoff Bank online. O banco é um dos maiores credores da Rússia, atrás dos gigantes estatais Sberbank e VTB. Tinkoff tem cerca de 20 milhões de clientes.

Tinkov, de 54 anos, criticou fortemente a ofensiva da Rússia na Ucrânia, descrevendo-a como uma “guerra insana”, ao pedir ao Ocidente que acabe com o “massacre”.

Ele também foi alvo de sanções britânicas impostas logo após o início do conflito no final de fevereiro. Tinkov havia sido preso anteriormente em , em 2020, por acusações de evasão fiscal nos Estados Unidos. Mais tarde, ele foi libertado sob fiança e tratado de leucemia em Londres.

Ele deixou o cargo de CEO da Tinkoff em 2020 e o banco se distanciou de seus comentários.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.