Sophia @princesinhamt
Mundo

OTAN reduz presença em base na Alemanha devido a ameaça de ataque

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Militares evacuaram uma base aérea da , na Alemanha, nesta última , 22.

A ocorreu em de uma “ameaça potencial”, segundo avaliação dos serviços de Inteligência no local. Os russos seriam os principais suspeitos. 

A Otan emitiu comunicado informando que, por enquanto, enviou funcionários não essenciais para casa como medida de precaução. Somente agentes que executam serviços pontuais continuam na unidade. 

O centro de operações que seria alvo do ataque fica na cidade de Geilenkirchen, no oeste da Alemanha. O local abriga, principalmente, aeronaves de vigilância. 

Na semana passada, segundo a aliança militar, houve uma tentativa de invasão a esta base. Como prevenção, militares determinaram a realização de uma varredura completa nas instalações.

Além disso, no mesmo dia, a organização acionou alerta para a base de Colônia, a 90 km de Geilenkirchen. O alerta foi feito em decorrência de uma suspeita de sabotagem no abastecimento de água.

Autoridades alemães fizeram coletas de amostras e, pouco tempo depois, emitiram nota descartando qualquer indício de .

Cidade de Colônia, no oeste da Alemanha
Arrasada Na Segunda Guerra Mundial, A Cidade De Colônia, No Oeste Alemão, Volta A Ser Motivo De Preocupação Para A Otan | Foto: Fábio Bouéri/Revista Oeste

Nos últimos anos, a Otan vem monitorando uma suposta campanha de atividades hostis por parte da Rússia. Ataques cibernéticos, aliás, fariam parte dessas atividades. 

Neste ano, o secretário-geral da Organização, Jens Stoltenberg, disse que os militares identificaram um aumento no padrão de ameaças.

Segundo ele, isso indicaria que a Inteligência russa estava mais ativa. A Otan, inclusive, .

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que os militares identificaram um aumento no padrão de ameaças
Pelo Padrão Das Ameaças, Rússia Estaria Por Trás Dos Riscos De Ataque, Diz O Secretário-Geral Da Otan, Jens Stoltenberg | Foto: Wikimedia Commons

A Rússia, por sua vez, acusa regularmente a Otan de ameaçar a sua segurança. Em julho deste ano, por exemplo, o governo comunista afirmou que avalia medidas para “contra-atacar a séria ameaça” da Otan.

À época, o do Kremlin, Dmitri Peskov, manifestou preocupação com o posicionamento da aliança em favor da Ucrânia, .

Conforme disse Peskov, a Otan representa uma ameaça muito séria para a segurança nacional e, assim, seria necessário “adotar medidas eficazes para contra-atacar”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.