Sophia @princesinhamt
Mundo

Orca resgatada após décadas de cativeiro é finalmente libertada

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Nos anos 1970, dezenas de orcas — espécie de baleia que pertence à família dos golfinhos — foram capturadas e tiveram seus filhotes vendidos a fim de animar espetáculos em parques aquáticos. Dentre os filhotes de orca capturados estava Tokitae, uma fêmea também conhecida pelo nome popular “Lolita”. O animal passou toda a sua vida em cativeiro, no Miami Seaquarium, considerado o menor recinto de orcas já construído na América do Norte. Hoje, porém, aos 57 anos, Lolita está próxima de alcançar a liberdade.

Isso porque, depois de décadas de pressão de ativistas dos direitos dos animais — e da ajuda direta do bilionário filantropo Jim Irsay —, o parque decidiu enviar a orca para um santuário de baleias, longe do seu cativeiro. O processo, no entanto, exige cuidados — e é bastante caro. Porém, para a sorte do gigante dos mares, a operação será facilitada por Irsay, que ofereceu US$ 20 milhões para o plano de libertação da orca, de acordo com o site de negócios Business Insider.

orca cativeiroorca cativeiro
Mais de 80 orcas foram capturadas em agosto de 1970 na Ilha Whidbey, em Penn Cove, no estado de Washington. Seis baleias bebês foram vendidas para parques marinhos. Fotografia: Wallie V Funk/Western Washington University

A baleia será transportada por um avião de carga

O plano de libertação da baleia mantida em cativeiro deve ser executado dentro de 18 a 24 meses, e envolve a retirada da orca por meio de um avião de carga. Lolita será transportada dentro de um tanque especial no interior do avião cargueiro. Na companhia de seus cuidadores, a orca atravessará os Estados Unidos em uma viagem de mais de 4 mil quilômetros até o Aeroporto de Seattle, em Washington, de onde a baleia deve partir de caminhão até o Mar de Salish.

Ainda de acordo com o site de negócios, já foram gastos mais de US$ 500 mil nos “sistemas de suporte de vida” de Lolita. Os equipamentos incluem filtros para a água do tanque, que deve simular uma piscina. As orcas são animais bastante sociáveis; assim, os envolvidos no transporte de Tokitae decidiram que, ao longo da viagem, a baleia terá a companhia de Lii, um golfinho do Oceano Pacífico que tem compartilhado o mesmo cativeiro que a orca.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.