Sophia @princesinhamt
Mundo

Operação da Polícia Federal detém liderança de grupo criminoso que promovia a imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma operação da Polícia Federal desarticulou nesta segunda-, 5, um grupo criminoso especializado em em levar brasileiros para os Estados Unidos ilegalmente. Ao todo, os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em quatro cidades de Minas Gerais e São Paulo.

O grupo é investigado pela elaboração de um esquema de emigração de brasileiros, conhecido como “-cai”, quando o indivíduo é detido ou se entrega para agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras americano (CBP, na sigla em inglês). A partir daí, o imigrante sem papéis pode ser liberado para responder ao processo em liberdade condicional, ou fica detido à espera da deportação.

O grupo costumava ameaçar os familiares das pessoas que não pagaram as quantias combinadas para fazer a perigosa viagem ao exterior.

Os investigadores descobriram que mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente 100 menores de idade, migraram ilegalmente com ajuda da associação criminosa atravessando a fronteira do México com os Estados Unidos. Durante a viagem, esses indivíduos ficaram vulneráveis aos riscos do trajeto, que corta selva e deserto, e das ações dos criminosos que os conduziam até o território americano. 

+ Caças perseguem avião nos EUA e causam estrondo supersônico na capital

A ação faz parte de um conjunto de esforços para combater a imigração ilegal. A Polícia Federal disse que também bloqueou aproximadamente R$ 26 milhões movimentados pelos criminosos.

Os membros da associação criminosa vão responder por promoção de migração ilegal, inclusive de crianças ou adolescentes, e por associação criminosa, com penas chegando a 14 anos de prisão. 

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.