Sophia @princesinhamt
Mundo

ONU cria comissão para investigar relação de funcionários com o Hamas: entenda as próximas etapas do processo

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A ONU criou uma comissão independente para investigar as ações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês). O grupo vai investigar as alegações de que a agência tem ligações com o grupo terrorista Hamas.

Segundo a TV i24news, vários dos membros da agremiação extremista são nomeadamente acusados ​​por Israel de ter participado dos ataques de 7 de outubro.

A ex-ministra das Relações Exteriores da França Catherine Colonna vai liderar as investigações, que trabalharão com três organizações de pesquisa: o Instituto Raoul Wallenberg na Suécia, Chr. Instituto Michelsen na Noruega e o Instituto Dinamarquês para os Direitos Humanos.

Os trabalhos da comissão terão início no dia 14 de fevereiro de 2024. O relatório definitivo será divulgado no final de abril próximo. Comunicado de imprensa ressalta que o surgimento do grupo ocorreu a pedido do Comissário Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini.

Responsável por identificar procedimentos da agência

UNRWA
Trabalho Deve Fazer Recomendações Para A Melhoria Da Agência | Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a nota, a comissão será responsável por identificar os mecanismos e os procedimentos à disposição para a garantia de neutralidade da UNRWA. Também vai conferir se eles foram implementados na prática ou se, de alguma maneira, esses princípios foram violados.

Será levado em conta o ambiente operacional, político e de segurança específico em que a agência se encontra. Por último, o trabalho deve fazer recomendações para a melhoria e o reforço de mecanismos e procedimentos em vigor ou para a criação de outros mais adequados.

, que essas acusações surgem num momento em que a UNRWA, a maior organização da ONU na região, “trabalha em condições extremamente difíceis para fornecer assistência vital aos dois milhões de pessoas na Faixa de Gaza que dependem nele para sua sobrevivência.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.