Sophia @princesinhamt
Mundo

ONG brasileira pede à Corte Interamericana soltura de aliada de María Corina

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A organização não governamental (ONG) Lola protocolou, nesta quinta-feira, 8, uma denúncia na . No , o grupo exige a soltura de Maria Oropeza, aliada da líder da oposição María Corina Machado.

Maria Oropeza, de 30 anos, foi presa pela ditadura da Venezuela, comandada por Nicolás Maduro. . Não houve processo nem justificativa oficial para detê-la.

Ela trabalha para María Corina desde os 16 anos e tem sido uma voz ativa na oposição à ditadura de Maduro. Maria é líder do Lola em Portuguesa, uma venezuelana, desde 2022, onde foi presa.

Os familiares de Maria Oropeza não têm informações sobre seu paradeiro, exceto por um vídeo divulgado pela própria .

“A prisão arbitrária de Maria Oropeza é uma clara violação dos direitos humanos”, declarou Anne Dias, presidente da Lola Brasil. “O regime de Nicolás Maduro sufoca a oposição desde que entrou no , em 2013. Mesmo nesse cenário, Maria tem sido uma voz crucial da oposição venezuelana. Solicitamos ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos que tome medidas urgentes para garantir sua liberação e segurança.”

Sâmila Monteiro, que liderou o grupo de responsável pela organização e protocolo da denúncia, reforçou o pedido às Cortes internacionais.

YouTube video

“Esta denúncia é uma resposta à repressão sistemática que o regime de Maduro exerce sobre aqueles que ousam se opor a ele”, disse Sâmila. “Maria Oropeza representa muitos outros ativistas que enfrentam condições semelhantes. É fundamental que a comunidade internacional proteja quem dedica sua vida à defesa da liberdade e da democracia.”

A declaração do Lola Brasil sobre a prisão de aliada de María Corina Machado

Por meio de nota, a afirmou que vai acompanhar “de perto” o caso de Maria Oropeza e outras violações dos direitos humanos na Venezuela.

“Reafirmamos o compromisso de Maria Oropeza com a defesa dos princípios democráticos e dos direitos fundamentais na região”, salientou a ONG.

, Maduro passou a reprimir

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.