A performance do Brasil no jogo contra a Coreia na última segunda-feira, 5, não incomodou só os torcedores do time asiático. A tradicional comemoração brasileira dos gols, com dancinhas do momento, gerou comentários considerados xenófobos e racistas de estrangeiros.
“Acho desrespeitoso dançar assim toda vez que eles marcam. É desrespeitoso. Até o treinador deles se envolve. Eu não gosto disso”, disse Roy Keane, irlandês ex-jogador do Manchester United, se referindo ao momento em que Tite imitou um pombo em celebração ao gol de Richarlison. No Twitter, a crítica de Keane, conhecido por suas entradas duras em campo e sucessivos cartões vermelhos, ficou entre os assuntos mais comentados do dia. E os usuários não deixaram barato. Veja:
Os gringos se ofendendo com as danças de gol do Brasil…
Se ofendam com os ataques racistas que jogadores pretos e latinos sofrem nos estadios de vocês! Fiquem revoltados pelo ministério da Espanha ter ARQUIVADO o processo de racismo contra o Vini Jr. ISSO SIM É DESRESPEITOSO!!!— Maya Coutinho (@mayacoutza) December 5, 2022
Britânico: “É desrespeitoso dançar assim após o gol”
Eu em cima do túmulo da Thatcher: pic.twitter.com/FFUiPzRNOa
— Leonardo Alcântara (@leonardo_alcnt) December 5, 2022
Quando o Pelé comemorava gols dando socos no ar, os europeus diziam que era violento.
Quando o Vini Jr. comemora dançando, é desrespeitoso.
O que incomoda mesmo alguns europeus é a imagem de um homem negro vencedor. E no esporte que eles mais amam.
— Fernando (@punkbiology) December 5, 2022
Fonte: Veja