Uma nevasca que atinge os Estados Unidos fez com que 1.801 voos fossem cancelados no país neste domingo, 6. Segundo o site especializado no monitoramento de voos , outros 8.418 sofreram atrasos.
O site informa que o Aeroporto Internacional de Kansas City foi o mais impactado, com 143 voos originários de Kansas cancelados, o que corresponde a 94% de todas as partidas previstas. Além disso, 140 voos com destino à cidade foram cancelados, cerca de 90% do tráfego de chegadas.
Em termos absolutos, o Aeroporto de Dallas registrou o maior número de cancelamentos: 195 voos com decolagem prevista foram impedidos, enquanto 152 voos que chegariam ao local também foram suspensos.
As operações de voo no Aeroporto de Kansas City foram interrompidas no sábado, 4, devido ao rápido acúmulo de gelo.
A tempestade ainda deixou as temperaturas próximas a -18 ºC em algumas áreas, com fortes rajadas de vento, que aumentaram os riscos para o tráfego aéreo e terrestre.
Nevasca e frio intenso
De acordo com a BBC, a tempestade pode causar o maior acúmulo de neve e as temperaturas mais baixas desde 2011. Mais de 70 milhões de pessoas podem ser impactadas e submetidas a condições extremas.
Pelo menos cinco Estados norte-americanos declararam emergência em razão das condições severas: Kansas, Missouri, Arkansas, Virgínia e Kentucky.
O meteorologista Matthew Capucci, em entrevista à BBC, afirmou que esta é a pior nevasca registrada em Kansas nos últimos 32 anos. O Estado já registrou entre 30 e 40 centímetros de neve, com temperaturas previstas para atingir entre -10ºC e -15ºC.
Ainda segundo a BBC, a expectativa é que o frio intenso persista por mais uma semana.
Fonte: revistaoeste