A nave russa Soyuz, sem tripulantes, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS). Ela vai transportar de volta à Terra três astronautas que tiveram sua cápsula de retorno danificada, após o impacto de um pequeno meteorito. A nave MS-23 atracou na ISS, de acordo com um vídeo divulgado pela agência espacial norte-americana, no domingo 26.
abriu um buraco de “menos de 1 milímetro de diâmetro” em um tubo de refrigeração.
A cápsula deve transportar de volta à Terra o astronauta norte-americano Frank Rubio e os cosmonautas russos Dmitri Petelin e Serguei Prokopiev.
Os três chegaram à ISS em setembro do ano passado a bordo da MS-22. No entanto, a cápsula começou a vazar líquido de refrigeração em meados de dezembro, segundo autoridades dos Estados Unidos e da Rússia.
A Roscosmos, agência espacial russa, decidiu enviar a MS-23 para substituir a nave danificada. O plano agora é trazer os astronautas de volta à Terra em setembro. Eles passaram quase um ano no espaço. Já a MS-22 deixará a Estação Espacial sem passageiros no fim de março.
Além dos três membros da tripulação, a ISS tem atualmente outros quatro ocupantes, que chegaram à bordo da cápsula Dragon, da SpaceX.
Fonte: revistaoeste