Sophia @princesinhamt
Mundo

Nasa lança novo avião supersônico e o testará em áreas urbanas para comprovar sua silenciosidade

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os voos comerciais em jatos supersônicos podem se tornar bastante comuns depois da criação de um novo modelo de avião. A agência espacial dos Estados Unidos, a , apresentou na sexta-feira, 12 sua aeronave experimental X-59.

A novidade é capaz de romper a barreira do som sem causar quase nenhum ruído, o que já elimina um dos grandes problemas do uso de aviões de velocidade hipersônica.

Desenvolvido com colaboração da empresa aeronáutica Lockheed Martin, o X-59 está programado para realizar seu primeiro voo ainda neste ano.

Segundo a agência especial , o objetivo da nova aeronave é abrir caminho para uma nova geração de voos comerciais que possam viajar mais rápido que a velocidade do som e reduzir pela metade a duração das rotas.

De Nova York a Londres, por exemplo, esse período cairia de sete para apenas três horas.

A aeronave tem um aspecto que remete a uma visão futurista e minimalista da fusão entre um avião e uma flecha.

De 30 metros de comprimento e 9 m de largura, o X-59 tem um terço da fuselagem composta do nariz, longo e fino como o bico de uma cegonha. Isso permite, segundo a agência espacial, evitar o acúmulo de ondas sonoras, que provocam o estrondo característico da aviação supersônica.

Em vez disso, o voo da aeronave produz “um mero sussurro” ou, no máximo, o som da porta de um carro se fechando, de acordo com engenheiros da Nasa.

aviao X-59 Nasaaviao X-59 Nasa
Um Dos Diferenciais Do Novo Avião Da Nasa É O Fato De Ser Silencioso. A Aeronave Passará Por Testes, Como Voos Em Cidades Norte-Americanas, Para Comprovar Não Produzir Altos Barulhos, O Que Deve Viabilizar Voos Comerciais Com Aeronaves Hipersônicas | Foto: Reprodução/Twitter/X/@Savunmaisleri

Cada detalhe do design bastante peculiar foi cuidadosamente pensado para reduzir ao mínimo o ruído. Desde as asas relativamente compactas até uma cabine localizada no meio da fuselagem e sem janela frontal.

O piloto é guiado pelas imagens oferecidas por câmeras de alta definição e realidade aumentada instaladas na fuselagem e exibidas em um monitor dentro da cabine.

O único motor é colocado no topo do jato, para evitar que as ondas sonoras se acumulem sob o aparelho e causem ruído. A aeronave será capaz de voar a 1,4 vez a velocidade do som, ou 1.485 quilômetros por hora.

O X-59 faz parte do projeto Questt da Nasa, que procura recolher dados que vão permitir aos reguladores aéreos suspender a proibição que existe há meio século aos voos supersônicos comerciais no mundo.

Esse veto nos Estados Unidos e em outros países se deve a transtornos causados às populações pelo barulho alto da travessia da barreira do som.

O diretor Bob Pearce, um dos responsáveis pela pesquisa aeronáutica na sede da Nasa, disse que, nos voos de teste que durarão anos, a Nasa “partilhará com as agências reguladoras e a indústria os dados e a tecnologia obtidos nesta missão”.

+

Para isso, o X-59 vai sobrevoar cidades dos Estados Unidos, onde serão coletados dados das comunidades para saber sua percepção sobre o aparelho.

Mesmo com o lançamento do avião, o sonho dos voos comerciais hipersônicos ainda tem um longo caminho pela frente. Segundo a Nasa, para viabilizar esses planos é necessário melhorar aspectos como a eficiência do consumo de combustível ou a redução de emissões de gases poluentes.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.