A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) divulgou as melhores imagens captadas pela Estação Espacial Internacional () em 2024.
A estação ISS serve de “casa” e “laboratório” para que cientistas e astronautas estudem a adaptação do corpo humano ao espaço, testem novas tecnologias e observem a Terra. As fotos mostram a rotina de trabalho dos astronautas, assim como experimentos realizados pela tripulação.
Em nota, a agência aeroespacial disse que “os membros da tripulação da ISS conduziram centenas de experimentos durante o ano”.
Eclipse solar total passa pelo México, Estados Unidos e Canadá
A agência captou o eclipse solar total que passou sobre o México, sobre os Estados Unidos e o Canadá, em 8 de abril. Milhões de pessoas nos países citados testemunharam o céu escurecer quando a Lua passou entre a Terra e o Sol. Os astronautas a bordo da estação capturaram a sombra lunar que atravessava o continente norte-americano.
Astronauta da Nasa corre no sistema de esteira T2 da Estação Espacial
Na foto acima, a astronauta Jasmin Moghbeli corre no sistema de esteira T2 na Estação Espacial. O exercício físico é essencial para se manter saudável no espaço.
Sem a gravidade da Terra, os ossos e os músculos podem atrofiar, diminuir ou enfraquecer. No pulso esquerdo, Jasmin usa um relógio que mede métricas corporais como sono e frequência cardíaca.
Suni Williams trabalha em uma tecnologia para produção de células-tronco
A astronauta Suni Williams trabalha no StemCellEX-H1. Trata-se de uma tecnologia para produção no espaço de células-tronco humanas. Elas são usadas como terapias para doenças do sangue e cânceres.
Com pouca gravidade, é possível produzir as células em maior número e com maior qualidade do que no solo.
No começo de dezembro, Suni e Butch Wilmore completaram seis meses “presos” no espaço. O retorno da dupla é planejado para ocorrer em fevereiro.
Eles foram os primeiros a viajar na nova cápsula tripulada Starliner da Boeing, no que deveria ser um voo de apenas uma semana.
Veja a seguir as imagens selecionadas:
Fonte: revistaoeste