Na última terça-feira, 1° de outubro, o Irã atacou com mais de 200 mísseis balísticos. Entre os artefatos usados na ofensiva iraniana destaca-se o projétil Fattah-2. O armamento hipersônico pode atingir velocidade de 18,5 mil km/h em estágio inicial.
A ofensiva contra o país judaico foi uma retaliação às mortes dos líderes terroristas do Hamas e do Hezbollah.
A mídia estatal iraniana classificou a tecnologia bélica como um “míssil de última geração com capacidade de planar”. A imprensa ainda afirmou que o Estado liderado pelo aiatolá Ali Khamenei é um dos únicos quatro países no mundo que consegue fabricar o projétil.
O alcance hipersônico do foguete usado contra Israel é de 1,4 mil quilômetros. Para efeito de comparação, essa é a distância de São Paulo a Salvador em linha reta. A velocidade do míssil é 15 vezes mais rápida que a do som.
Além disso, a velocidade em estágio incial do foguete pode chegar a 18,5 mil km/h (Mach 15). Na última fase, o desempenho pode cair para 6,1 mil km/h (Mach 5) — isto é, ele iria da capital paulista à baiana em aproximadamente 4 minutos em Mach 15.
Mach é a velocidade média relativa do objeto e a velocidade média do som.
Khamenei escolheu o nome Fattah-2 para o projétil. Segundo o aiatolá, a nomenclatura faz referência a uma das descrições de Alá no livro sagrado do islamismo. No Alcorão, Fattah é sinônimo de “o vitorioso”. Ou, então, “o que traz a vitória”.
Confira os detalhes técnicos do míssil Fattah-2
Durante a viagem de 1,4 mil quilômetros, o míssil iraniano Fattah-2 pode carregar uma ogiva de até 500 kg.
Confira outros detalhes técnicos do foguete:
- 12 metros;
- 80 centímetros na primeira parte e 50 centímetros na segunda;
- de 3,5 mil a 4 mil kg;
- 1,4 mil quilômetros;
- aproximadamente 500 kg; e
- aproximadamente 200 kg.
Irã tem o maior arsenal de mísseis no Oriente Médio
Segundo o Missile Threat, site especializado na indústria bélica, o Irã tem o maior e mais diversificado arsenal de mísseis no Oriente Médio.
Um levantamento norte-americano de 2022 revelou que o governo iraniano tem mais de 3 mil opções de foguetes combativos.
“A indústria doméstica do Irã alcançou um alto grau de proficiência na produção de certos tipos de armamentos avançados, como misseis balísticos e de cruzeiro, mísseis antitanque guiados, drones e mísseis superfície-ar”, afirmou o relatório do .
Um outro projétil destrutivo do Irã é o Soumar. O armamento pode ter um alcance de 3 mil km e é um míssil capaz de carregar ogivas potencialmente nucleares.
Fonte: revistaoeste