O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, foi reeleito para o cargo nesta sexta-feira, 3. Ele garantiu o resultado com 218 votos, o número mínimo necessário. Hoje, os republicanos controlam a Câmara por uma pequena maioria de 219 a 215.
O resultado da eleição era incerto até a véspera do pleito, que durou quase duas horas. Depois de longas negociações, dois opositores dentro do Partido Republicano decidiram apoiar Johnson. Um deles, Keith Self, relatou ter recebido uma ligação do presidente eleito Donald Trump.
Segundo ele, Trump se comprometeu a incluir membros da ala mais à direita do partido nos projetos sobre impostos e imigração. “Precisávamos de mais participação de membros como eu, que não ocupam cargos de liderança, e acho que foi isso que conseguimos”, disse Self.
Trump: Congratulations to Speaker Mike Johnson for receiving an unprecedented Vote of Confidence in Congress. Mike will be a Great Speaker, and our Country will be the beneficiary. The People of America have waited four years for Common Sense, Strength, and Leadership. They’ll…
— Chad Pergram (@ChadPergram) January 3, 2025
Depois da votação, Johnson prometeu estender os cortes de impostos e reduzir regulamentações. “Vamos reduzir drasticamente o tamanho e o alcance do governo”, declarou o republicano. Nas redes sociais, parabenizou o presidente reeleito da Câmara dos Representantes dos EUA. “Mike será um grande presidente da Câmara, e nosso país será beneficiado.”
Conheça Mike Johnson
O advogado republicano Mike Johnson, representante da , é o 56º presidente da Câmara dos Representantes dos EUA. Mike foi eleito para o Congresso pela primeira vez em 2016 e, atualmente, cumpre seu quarto mandato.
Especialista em Direito Constitucional, Johnson já atuou no Comitê Judiciário da Câmara e presidiu o Republican Study Committee, considerado o maior grupo de congressistas conservadores do Congresso.
Graduado em administração de empresas e doutorado Direito, Johnson também atua como professor universitário e radialista.
Fonte: revistaoeste