Com um sorriso no rosto e caminhando lentamente, um menino de 9 anos, sobrevivente de um bombardeio, ganhou uma prótese na perna direita e andou pela primeira vez sem muleta. A felicidade estampada na carinha dele é contagiante. (vídeo abaixo)
Saleh Humaid foi da Faixa de Gaza, na Palestina, para o tratamento de dois meses, em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. A terapia incluía cirurgia, fisioterapia e a colocação da prótese.
Sobrevivente de um bombardeio terrível na Faixa de Gaza, Saleh conseguiu o tratamento com ajuda do Fundo de Auxílio às Crianças da Palestina (PCRF). O menino foi acompanhado todo o tempo por Yasmeen Hamed, da entidade, que o considera como “quinto filho”.
Alegria dele com a prótese
Durante os exercícios com a prótese na perna direita, o menino não parava de sorrir.
Falando pouco, mas sorrindo muito, Saleh andou bem devagar, como quem se adapta aos novos movimentos.
Depois, lentamente, foi ganhando auto-confiança e passou a caminhar mais depressa.
Sem falar inglês, respondia o que lhe era perguntado em árabe. Porém, em um determinado momento reagiu: “Bom, muito bom”.
Nova vida, alegria de novo
Para Yasmeen, Saleh recuperou a alegria perdida quando foi atingido por uma bomba. “”Ele era tímido no começo, mas agora eu o entendo”, disse ela.
Segundo a ativista, a prótese de Saleh fez toda a diferença para a confiança e bem-estar dele.
“É como assistir alguém ganhar sua independência, e ver seu sorriso sozinho é incrível. Estou muito animado por ele”, afirmou.
Yasmeen Hamed, o membro do PCRF com quem o menino ficou durante a recuperação, disse que notou uma mudança positiva imediatamente.
“Outro dia, alguém perguntou quantos filhos você tem. E eu o incluí como um dos meus filhos. Eu fico tipo, ‘Este é o meu quinto’”, disse Yasmeen.
A ativista contou como o menino foi acolhido pela comunidade palestina.
“A comunidade o acolheu. [Os integrantes da comunidade] o presentearam e o receberam em suas casas”, contou Yasmeen. “Ele teve uma bela experiência e estou muito feliz por termos conseguido.”
Leia mais notícia boa
Conflitos na Faixa de Gaza
Os conflitos na Faixa de Gaza entre palestinos e israelenses são históricos, mas se intensificaram em meados do século 20.
A região é alvo de disputa territorial e envolve questões religiosas e culturais.
O grupo extremista Hamas domina a região.
A população local é predominantemente muçulmana, mas judeus religiosos também vivem no local.
Infelizmente as situações envolvendo mísseis e bombardeios são frequentes.
Assista ao vídeo do menino sobrevivente de bombardeio caminhando com a prótese pela primeira vez:
Com informações da CBN News
Fonte: sonoticiaboa