A Marinha brasileira recebeu os novos blindados norte-americanos que serão utilizados pelos fuzileiros navais em atividades de paz no exterior e nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem no Brasil. As unidades chegaram nesta segunda-feira, 6.
Os blindados, amplamente testados em combate, são conhecidos como veículos táticos leves comum (JLTV). Os veículos são amplamente utilizados pelo Exército e pelos fuzileiros navais dos EUA.
Segundo a Marinha, os blindados são projetados para fornecer mobilidade, proteção e capacidade de manobra em ambientes difíceis, como terrenos acidentados e áreas de combate.
A apresentação oficial dos blindados está marcada para terça-feira 7, na cerimônia na Fortaleza de São José, centro do Rio de Janeiro, como parte das comemorações dos 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais.
O primeiro lote, com quatro unidades, chegou ao Brasil em fevereiro, ao Porto do Rio de Janeiro, e outras oito viaturas estão programadas para ser entregues nos próximos anos. A Marinha planeja comprar mais veículos nos próximos dez anos, por meio do subprograma de meios de fuzileiros navais, parte do Programa Estratégico da Marinha para a Construção do Núcleo do Poder Naval.
As viaturas são fabricadas pela empresa norte-americana Oshkosh Defense, tendo sido compradas em outubro de 2020, num contrato firmado com o governo dos Estados Unidos.
Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a prontidão operacional da Marinha é a primeira e única do Brasil que atingiu o maior nível de operações em missões de paz. Ao todo, foram 50 missões da ONU, entre manutenção da paz e políticas especiais.
Fonte: revistaoeste