Sophia @princesinhamt
Mundo

Lutador cubano Mijaín López faz história conquistando 5° ouro olímpico

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na última terça-feira, 6, em Paris-2024, o lutador cubano Mijaín López fez história ao se tornar o primeiro atleta olímpico a conquistar cinco medalhas de ouro seguidas na mesma prova individual.

Com 41 anos, Mijaín López alcançou esse marco ao vencer na final da categoria de 130 kg por 6 a 0 o chileno de origem cubana Yasmani Acosta, na Arena do Campo de Marte.

Ao comemorar a vitória, Mijaín López ergueu seus dois treinadores e, seguindo a tradição dos lutadores que se aposentam, deixou seus calçados no tatame. Invicto desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, López, nascido na pequena cidade de Herradura, encerrou sua carreira lendária com a vitória sobre Acosta, seu amigo e discípulo.

Acosta, cuja medalha de prata representa a segunda medalha do Chile em Paris, deixou Cuba em 2015 devido à falta de oportunidades ocasionada pela trajetória olímpica de Mijaín.

Carreira histórica de Mijaín López

Depois de um quinto lugar em sua estreia em Atenas-2004, Mijaín López construiu uma carreira olímpica histórica com títulos em Pequim, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020.

Com esses quatro ouros, López ingressou em um clube exclusivo de atletas, ao lado de Michael Phelps (200 m nado medley), Katie Ledecky (800 m nado livre), Carl Lewis (salto em distância), Al Oerter (lançamento do disco) e Paul Elvstrom (vela).

O quinto ouro de Mijaín López marca o fim de sua carreira. Ele está prestes a completar 42 anos em duas semanas.

Brasil vence Espanha e avança à final da Olimpíada de Paris
Gols Brasileiros Da Partida São De Paredes (Contra), Gabi Portilho, Adriana E Kerolin | Foto: Divulgação/Cbf

Brasil vence Espanha no futebol feminino

Também nesta terça-feira, 6, a goleou a atual campeã do mundo, Espanha, por 4 a 2, e avançou à final do torneio, na Olimpíada de Paris. Os gols do Brasil na partida, no Vélodrome, em Marselha, foram marcados por Paredes (contra), Gabi Portilho, Adriana e Kerolin.

Na grande decisão, o time de Arthur Elias vai encarar os Estados Unidos. A final ocorre no próximo sábado, 10, às 12h, no Estádio do Paris Saint-Germain, o Parque dos Príncipes. De qualquer forma, o futebol feminino garantiu mais uma medalha para o país na Olimpíada.

As norte-americanas venceram a Alemanha por 1 a 0, na outra semifinal. A partida entre Brasil e Estados Unidos é reedição das finais de Atenas 2004 e Pequim 2008. Em ambas as ocasiões, os EUA foram ouro, enquanto o Brasil ficou com a medalha de prata. Desde a China, há 16 anos, a seleção brasileira não chegava em uma decisão olímpica.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.