O presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou para nesta quinta-feira e, segundo o Planalto, os dois discutiram por mais de uma hora sobre temas como as mudanças climáticas e a crescente violência de grupos de extrema-direita pelo mundo.
Lula convidou Macron para a Cúpula do Países Amazônicos, evento que será organizado nos próximos meses e que pretende discutir formas de preservação da floresta. Território Francês, a Guiana Francessa compartilha do bioma com o Brasil e outros países, como a Colômbia e o Peru.
De acordo com a comunicação do governo brasileiro, “os presidentes discorreram sobre esforços para combater a grande ameaça representada pela mudança do clima”. Macron reiterou o convite para que o Brasil participe do “One Forest Summit”, a ser realizado no Gabão, em março.
Os presidentes discutiram também formas de se combater a desinformação, que da munição e gera engajamento nas redes para ações violentas da extrema-direita, como a invasão às sedes dos três poderes em Brasília no início do mês. “Ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita”, diz nota divulgada pelo governo brasileiro.
Lula convidou Macron ainda para visitar o estaleiro em Itaboraí, no Rio de Janeiro, que toca o projeto de construção de um submarino de propulsão nuclear no Brasil com tecnologia francesa, fruto de acordo bilateral entre os países firmado em 2008.
Por fim, o presidente brasileiro disse estar tratando com os membros do Mercosul sobre a necessidade de concluir as negociações do acordo com a União Europeia.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja