O ex-presidente e candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, , e a vice-presidente e candidata democrata, , chegaram a um acordo sobre as regras do debate agendado para o dia 10 de setembro, com transmissão da ABC.
A informação oficial foi dada pelo diretor de comunicações de campanha da democrata, Michael Tyler, à CNN norte-americana. Ambos os candidatos, segundo ele, estão de acordo com as regras que preveem microfones com som ativado durante o debate.
Até então, um impasse entre as campanhas sobre a gestão dos microfones gerava incerteza sobre a realização do primeiro encontro entre os candidatos. Os republicanos queriam que os microfones do adversário permanecessem silenciados, enquanto seu candidato estivesse falando. Já os democratas preferiam que os equipamentos ficassem abertos durante todo o tempo.
Com 90 minutos, o debate terá microfones ao vivo, o que permite, segundo Tyler, o livre fluxo e a troca de ideias entre a democrata e o republicano. “Entendo que a equipe de assessores de Donald Trump está tentando derrotá-lo, à medida em que os próprios candidatos estão em total alinhamento”, disse o diretor de campanha da democrata, na entrevista.
Para ele, a pergunta sobre as regras do debate tem de ser feita ao candidato republicano e à sua equipe. “Temos plena intenção de debater, mesmo que os microfones estejam silenciados enquanto os candidatos não falam”, disse Tyler.
Em comunicado, Trump reiterou que Kamala Harris não concordou com outro debate contra ele, na emissora Fox News, em 4 de setembro. Porém, a data permanecerá em aberto, caso ela mude de ideia.
O republicano comentou ainda que não há confirmação para um terceiro possível debate, na NBC, em 25 de setembro.
Fonte: revistaoeste