Sophia @princesinhamt
Mundo

Judeus processam MIT por antissemitismo: Universitários tomam ação legal.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dois universitários judeus processaram, na última quinta-feira, 7, o dos . De acordo com a acusação, a anuência da universidade norte-americana perante aos atos antissemitas no campus resultam em agressões, intimidações e assédios contra alunos e professores judeus.

“Como resultado do desrespeito flagrante e intencional do MIT por suas obrigações legais e contratuais para com seus alunos”, diz a acusação, segundo o jornal Gazeta do Povo. “Os demandantes e outros estudantes sofreram danos pessoais e educacionais”.

“Estudantes judeus e israelenses do MIT se sentiram inseguros ao assistir às aulas”, prosseguem os universitários, em outro trecho da denúncia. “Em alguns casos, adiaram datas de formatura ou exames e alguns professores até deixaram a universidade.”

Os alunos entraram com a ação federal junto a uma organização sem fins lucrativos que combate o antissemitismo.

Dentre as exigências feitas pela parte acusadora, estão a proibição da administração da faculdade de “estabelecer, implementar, instituir, manter ou executar políticas, práticas ou protocolos que penalizem ou discriminem estudantes judeus”.

Além disso, os alunos cobram da universidade medidas preventivas contra o antissemitismo nas dependências do instituto. Expulsar alunos e demitir professores que assediam os judeus também são exigências no processo.

Vista aérea do campus do MIT
Um Ano No Mit Pode Chegar A Custar R$ 400 Mil | Foto: Divulgação/Mit

Outra solicitação feita pela parte acusadora é de que a instituição deixe claro para a comunidade escolar que “irá condenar, investigar e punir qualquer conduta que assedie membros da comunidade judaica, ou outras pessoas com base na sua origem étnica e ancestral”

Em defesa, a universidade disse que não comenta processos pendentes.

Desde a deflagração da guerra em Israel contra o grupo terrorista Hamas, diversas universidades de elite nos EUA estão sofrendo com ações judiciais semelhantes a essa.

Ações legais foram registradas nas universidades Columbia, de Nova York, Harvard e da Pensilvânia.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.