Sophia @princesinhamt
Mundo

Javier Milei, o candidato que surpreendeu nas eleições primárias da Argentina: conheça mais sobre sua trajetória e propostas.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com mais de 30% dos votos, o economista libertário Javier Milei, da coalizão A Liberdade Avança, venceu as eleições primárias da Argentina, realizadas no domingo 13.

O grupo de Milei representa liberais e conservadores. Já as outras coalizões, formadas por aliados do ex-presidente Mauricio Macri (Juntos por el Cambio) e da ex-presidente Cristina Kirchner (União pela Pátria), defendem ideias de centro e de esquerda.

A vitória de Milei contraria a maioria das pesquisas eleitorais, que lhe conferiam cerca de 20% de intenções de voto. As eleições do domingo deram a vitória ao candidato libertário, que superou os grupos políticos que se revezavam no governo do país.

“Amigo do Bolsonaro”

Com um discurso contra a política tradicional, Milei é associado aos ex-presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Jair Bolsonaro (Brasil), que também adotavam uma postura de outsider, ou seja, alguém de fora do jogo político tradicional.

libertário Javier Mileilibertário Javier Milei
Javier Milei Saiu Vitorioso Nas Primárias Do Domingo 13 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O fato de ter sido subestimado nas pesquisas eleitorais também é um ponto comum entre Milei, Trump e Bolsonaro. As vitórias do ex-presidente norte-americano, em 2016, e do ex-presidente brasileiro, em 2018, causaram surpresa aos veículos de imprensa tradicionais.

Leia mais: “Bolsonaro declara apoio a Javier Milei para a Presidência da Argentina”

Autodeclarado libertário e anarcocapitalista (corrente que defende a inexistência do Estado), Milei apresenta discurso em defesa do livre mercado, das privatizações e das liberdades individuais, como a posse e o porte de armas de fogo por cidadãos comuns.

Leia também: “Banco Central da Argentina eleva juros e desvaloriza peso”

As eleições gerais argentinas ocorrerão em 22 de outubro, e o resultado do domingo torna Milei favorito, à frente dos representantes do macrismo e do kirchnerismo: Patricia Bullrich, ex-ministra de Segurança de Macri, e Sergio Massa, ministro da Economia do atual governo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.