Sophia @princesinhamt
Mundo

Israel intercepta mísseis do Líbano em alerta por ameaça do Irã

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Israel interceptou 40 mísseis durante um ataque que partiu do território do Líbano, de acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), nesta sexta-feira, 12.

As autoridades israelenses barraram uma parte desses projéteis por meio do Iron Dome (Domo de Ferro). Essa tecnologia, uma das mais avançadas do mundo, identifica os mísseis e destrói apenas aqueles que se direcionam a regiões habitadas.

As Forças de Defesa de Israel informaram, nesta sexta-feira, que, mais cedo, também interceptaram dois drones guiados pelo grupo terrorista Hezbollah, igualmente disparados do território do Líbano.

Forças israelenses se preparam para ataque do Irã nos próximos dias, informa The Journal

O governo de Israel já se prepara para um ataque direto do Irã ao sul ou norte do país, entre esta sexta-feira e o sábado 13. A informação é do jornal norte-americano , que teve como fonte uma pessoa ligada à liderança do governo iraniano.

“Contudo, embora os planos de ataque estejam em discussão no momento, ainda não há nenhuma decisão final acertada”, observa o WSJ.

O ataque seria uma retaliação do Irã a um bombardeio aéreo, na última semana, a um edifício diplomático em Damasco, capital da Síria.

Teerã acusou as Forças de Defesa de Israel pelos ataques, que neutralizaram a cúpula militar iraniana, incluindo um membro sênior da Força Quds, integrante da elite do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica. A partir desse episódio, o governo iraniano ameaçou Israel publicamente. 

EUA se comprometem a defender Israel, em caso de ataque do Irã

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd , telefonou, na quinta-feira 11, ao ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant. A intenção da ligação foi assegurar que defenderia seu mais próximo aliado na região, caso o Irã ataque em solo israelense.

Advertências sobre um ataque iminente de Teerã contra Israel desataram uma corrida diplomática para evitar uma escalada sem precedentes na guerra no Oriente Médio.

“Israel poderia contar com todo o apoio dos EUA para defendê-lo contra ataques iranianos”, afirmou um porta-voz do Pentágono. “Os quais Teerã ameaçou publicamente realizar.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.