Israel tentará novas soluções para entregar ajuda humanitária ao norte de Gaza nesta semana, disse uma autoridade israelense ao jornal The Times of Israel neste domingo, 3.
O objetivo é encontrar uma maneira para evitar novas confusões mortais como a da última quinta-feira 29 na cidade de Gaza, em torno de um comboio de ajuda.
Um oficial disse ao jornal que a opção mais próxima de ser utilizada é a de, a partir de agora, os comboios serem protegidos diretamente pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), sem entregá-los aos guardas locais.
Outra possibilidade é entrar na Faixa de Gaza por meio da sua fronteira norte com Israel, em vez de enviar o comboio por Kerem Shalom, no sul.
Até agora, os caminhões foram controlados nas travessias pelo sul, a partir de onde devem atravessar uma zona de guerra ativa para chegar à parte norte da Faixa.
“Esperamos ver muito mais ajuda humanitária chegando ao norte de Gaza”, disse o oficial ao jornal.
Dezenas de palestinos morreram e centenas de outros ficaram feridos em meio ao caos em torno de um comboio de ajuda humanitária no norte de Gaza na quinta-feira. O incidente gerou condenações e será submetido a um inquérito internacional.
EUA lançam alimentos em Gaza
O grupo terrorista Hamas acusa Israel de ter aberto fogo e que pelo menos 118 pessoas foram mortas.
As FDI sustentam que muitas das vítimas foram pisoteadas numa multidão caótica, ansiosa pela ajuda, e que as tropas somente dispararam contra alguns indivíduos que correram na sua direção de forma ameaçadora.
“Estamos investigando este incidente, temos todas as imagens de que precisamos para concluir uma investigação exaustiva e descobrir a verdade dos fatos deste incidente, e apresentaremos as conclusões”, disse o , contra-almirante Daniel Hagari, em uma imprensa conferência sábado 2.
“Esta foi uma operação humanitária que conduzimos, e a alegação de que atingimos intencionalmente o comboio e prejudicamos intencionalmente as pessoas é infundada.”
Segundo Hagari, a entrega de ajuda na quinta-feira foi a quarta operação desse tipo naquela área na Cidade de Gaza. No sábado aviões militares de carga C-130 dos EUA lançaram alimentos dentro de paletes sobre Gaza.
Fonte: revistaoeste