As Forças de Defesa de Israel confirmaram nesta segunda-feira, 2, a morte de Omer Maxim Neutra, soldado americano-israelense, de 21 anos. Segundo postagem publicada pelas FDI, Neutra morreu em confronto durante o ataque terrorista do Hamas de 7 de outubro de 2023, depois de ter sido sequestrado pelo Hamas. Naquele dia, 1,2 mil pessoas foram assassinadas em Israel.
Agora, porém, o Exército localizou o corpo do soldado. “Omer Neutra, um americano-israelense de 21 anos, serviu como comandante de pelotão no Armored Corps. Hoje podemos confirmar, com base em inteligência, que ele foi morto em batalha em 7 de outubro e seu corpo foi mantido refém em Gaza desde então. Que sua memória seja uma bênção”, escreveu Neutra.
Uma investigação preliminar revelou que o sistema de defesa do tanque que Neutra comandava estava inoperante depois de ter sido atingido por cinco mísseis antitanque do Hamas.
Esforços para libertação de reféns
Imagens divulgadas pelo Hamas no dia do atentado terrorista mostravam Neutra, o que levou muitos a acreditarem que ele estava vivo, mantido como refém no enclave palestino. A família dele, residente nos Estados Unidos, instou a administração de Joe Biden a intensificar os esforços para a libertação de reféns na região.
O jovem nova-iorquino servia no 77º Batalhão da 7ª Brigada Blindada das FDI, depois de alistar-se em 2020 durante um ano sabático em Israel.
Conforme relatado pelo Exército, a confirmação de sua morte baseou-se em dados de inteligência e uma análise de todas as evidências disponíveis.
Reféns do Hamas sequestrados em Israel
Atualmente, estima-se que 97 dos 251 reféns capturados pelo Hamas em outubro de 2023 ainda estejam em Gaza. Israel conseguiu negociar uma trégua com o Hamas no fim de novembro, resultando na libertação de 105 civis.
Além disso, quatro reféns foram soltos anteriormente, enquanto oito foram resgatados vivos. Os corpos de 37 reféns foram recuperados, incluindo três que morreram durante uma tentativa de fuga.
Fonte: revistaoeste