Sophia @princesinhamt
Mundo

Irã e houthis unidos em ataques a navios no Mar Vermelho: uma ameaça crescente

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dia depois de os afirmarem que o Irã está por trás dos ataques houthis a navios, principalmente no Mar Vermelho, o governo iraniano agiu às claras. A BBC informou que “um navio-tanque químico no Oceano Índico foi atingido por um drone lançado do Irã no sábado, 23, dizem os militares dos EUA. Um incêndio a bordo do (navio) Chem Pluto foi extinto. Não houve vítimas.”

Irã tem apoiado os ataques houthis a navios no Mar Vermelho nos últimos dois meses, conforme informa o The Jerusalem Post. No início, os ataques visavam à cidade de Eilat, no sul de Israel.

Depois, os alvos foram navios comerciais tidos como pró-Ocidente, o que prejudicava a rota marítima da região. Os houthis, apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen, dizem estar atacando em solidariedade ao Hamas.

O jornal afirmou que o Irã também dá suporte ao Hamas e agora se juntou formalmente aos aos ataques dos houthis aos navios. A última ação foi o ataque de longo alcance com drones no Oceano Índico.

Com isso, o país persa criou um arco de de drones que se estende desde o Iêmen até Chabahar, no Irã, perto da fronteira com o Paquistão.

Acusação norte-americana

navio destroyer USS Masonnavio destroyer USS Mason
Operação Prosperity Guardian Combate Ações Dos Houthis, Do Iêmen | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

No dia anterior ao ataque, que ocorreu no sábado 23, os EUA haviam acusado o Irã de estar envolvido com os houthis à navegação no Mar Vermelho.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse “sabemos que o Irã esteve profundamente envolvido no planeamento das operações contra navios comerciais no Mar Vermelho”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Na região, como defesa, foi criada uma rede de proteção, denominada Operação Prosperity Guardian (OPG). A aliança é formada por um grupo de paí que concordou em ajudar a fornecer segurança no Mar Vermelho após numerosos ataques.

No sábado 23, o disse que entre 15h e 20h (horário de Sanaa), o USS Laboon (DDG 58) patrulhava o sul do Mar Vermelho como parte da Operação Prosperity Guardian (OPG).

Na patrulha, o comando abateu quatro drones aéreos não tripulados originários de áreas controladas pelos houthis no Iêmen, que chegavam ao USS Laboon. Não houve feridos ou danos neste incidente.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.