O Canadá enfrenta a pior temporada de incêndios florestais. Os 20 mil habitantes da cidade de Yellowknife terão de deixar suas casas até esta sexta-feira, 18, porque o fogo se alastrou e deve atingir a região no fim de semana.
Yellowknife é a capital dos Territórios do Nordeste Canadense. Na quarta-feira 16, o incêndio estava a 17 quilômetros da cidade. A operação de retirada dos moradores já está sendo executada por meio de transporte aéreo.
Os incêndios no Canadá
O Canadá lida com mais de mil focos de incêndios florestais ativos em todo o território. Só no noroeste são 230. A área está em estado de emergência desde a noite da terça-feira 15.
Além de Yellowknife, as cidades de Fort Smith, K’atl’odeeche First Nation, Hay River, Enterprise e Jean Marie River também estão sob ordens para a retirada dos moradores.
“Quero enfatizar que a cidade não está em perigo imediato”, disse Shane Thompson, ministro do Meio Ambiente do Canadá. “Sem chuva, é possível que o fogo atinja os arredores da cidade no fim de semana.”
Thompson disse que os incêndios do Canadá “tomaram um rumo para o pior” e que são uma “ameaça real” para Yellowknife. Apesar de, a princípio, o número de moradores da cidade ser pequeno, ela é uma das maiores do extremo norte do país. “A população se põe em risco, caso opte por ficar”, advertiu o ministro.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que as Forças Armadas continuam mobilizadas para prestar ajuda aos Territórios do Noroeste. A maioria das pessoas evacuadas foi levada para o Sul, para a Província de Alberta, e não têm previsão para voltar para suas casas.
Leia também:
Fonte: revistaoeste