O atacante Erling Haaland, do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2023 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). O norueguês somou 209 pontos e ficou à frente do francês Kylian Mbappé (105) e do argentino Lionel Messi (85). O único brasileiro a figurar entre os dez melhores pela entidade foi o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid, que ficou em nono lugar.
O Manchester City, que recentemente levou o troféu do Mundial de Clubes para casa, conquistou a tríplice coroa (Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra). Não por acaso, o time é o que tem mais jogadores no top 10. O espanhol Rodri foi o quarto, o belga Kevin de Bruyne, o sexto, e o português Bernardo Silva, o oitavo.
A IFFHS criou seu prêmio de melhor do mundo em 1988. O primeiro a receber a honraria foi o atacante holandês Marco van Basten, que repetiu o feito no ano seguinte. O meia alemão Lothar Matthaus ficou com o título em 1990. A entidade afirma que, atendendo a um pedido do então presidente da Fifa, Joseph Blatter, deixou a escolha à cargo da entidade que comanda o futebol mundial.
Leia também: “Edson partiu. Pelé é eterno”, artigo de Augusto Nunes publicado em Oeste
Em 2020, a IFFHS decidiu retomar sua premiação. O atacante polonês Robert Lewandowski foi o vencedor nas edições de 2020 e 2021, e Messi ficou com o título em 2022.
Com Haaland em 1º lugar, confira a lista dos melhores jogadores do mundo
- 1º – Erling Haaland (Noruega), do Manchester CIty
- 2º – Kylian Mbappé (França), do PSG
- 3º – Lionel Messi (Argentina), do PSG/Inter Miami
- 4º – Rodri (Espanha), do Manchester City
- 5º – Jude Bellingham (Inglaterra), do Borussia Dortmund/Real Madrid
- 6º – Kevin de Bruyne (Bélgica), do Manchester City
- 7º – Harry Kane (Inglaterra), do Tottenham/Bayern de Munique
- 8º – Bernardo Silva (Portugal), do Manchester City
- 9º – Vinicius Jr. (Brasil), do Real Madrid
- 10º – Lautaro Martinez (Argentina), da Inter de Milão
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste