Sophia @princesinhamt
Mundo

Grupo Wagner provoca a Ucrânia a aumentar segurança em sua fronteira com Belarus

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois que o Grupo Wagner se exilou em Belarus, aliada da Rússia, a Ucrânia decidiu reforçar militarmente sua fronteira norte, ao lado do ís que abrigou os mercenários. O jornal Folha de S.Paulo divulgou a informação nesta sexta-feira, 30.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, dissera que a presença dos mercenários no país vizinho não implicava nenhuma mudança estratégica ou tática para seu país. Porém, mudou de ideia depois de receber um de seu serviço de Inteligência militar.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que os soldados do Grupo Wagner poderiam debandar, assinar contratos com o da Defesa ou ir para Belarus — tal como foi feito.

No fim de semana passado, o Grupo Wagner se rebelou contra as Forças Armadas da Rússia. Oficialmente, o conflito se encerrou com a mediação do ditador de Belarus, Alexander Lukashenko.

Belarus e Wagner acendem alerta na Ucrânia, e Zelensky pede punição de “terroristas russos”

wagner ucrânia belaruswagner ucrânia belarus
Volodymyr Zelensky, Presidente Da Ucrânia, Quer Que Russos Sejam Julgados E Punidos | Foto: President.gov.ua

O estabelecimento das tropas do Grupo Wagner em Belarus não é uma preocupação apenas territorial para a Ucrânia. Os milicianos têm ajudado a Rússia a invadir territórios ucranianos desde 2014.

“Cada manifestação do terror russo repetidamente para nós e para o mundo inteiro que o Estado terrorista merece apenas uma coisa, como de tudo o que fez: derrota em um tribunal”, disse Zelensky, no Twitter. “Julgamentos justos e legais contra todos os assassinos e terroristas russos.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.