A histórica estrutura de , no sudeste da , foi alvo de vandalismo pelo grupo ambientalista Just Stop Oil na manhã da terça-feira 18. Dois ativistas, Rajan e Niamh, foram detidos depois de pulverizar tinta laranja em três dos antigos monólitos.
The absolute wankers at Just Stop Oil have sprayed Stonehenge with orange paint.
I can’t begin to tell you how much I despise these nasty idiots.pic.twitter.com/pXexyGfNCe
— Lee Harris (@addicted2newz) June 19, 2024
O governo britânico se comprometeu a atender à demanda original do Just Stop Oil de cessar novos projetos de petróleo e gás. No entanto, o grupo argumenta que isso não é suficiente e pede um tratado vinculativo para eliminar combustíveis fósseis até 2030.
“Continuar queimando carvão, óleo e gás resultará na morte de milhões”, disse o grupo, durante o protesto. “Precisamos nos unir para defender a humanidade ou arriscaremos tudo”.
Ação ocorre antes do solstício de verão
A ação ocorreu um dia antes do solstício de verão, período em que centenas de pessoas se reúnem em Stonehenge para celebrações.
O local também atrai milhares de turistas e cientistas que investigam a ligação do monumento com a grande paralisação lunar, teoria que sugere que os construtores de Stonehenge conheciam e alinhavam a estrutura com esse fenômeno.
“Até que os líderes mundiais ajam para nos proteger, os apoiadores do Just Stop Oil, trabalhando com outros grupos internacionalmente, tomarão a ação proporcional necessária para gerar a pressão política tão necessária”, afirmou o grupo.
Paralisação lunar e sua ligação com Stonehenge
O ângulo de observação da Lua muda conforme a latitude e a paralisação lunar, que não é um evento de uma única noite, pode ser observada em outros dias até o próximo ano.
Alguns pesquisadores acreditam que os construtores de Stonehenge estavam cientes desse fenômeno astronômico e alinharam o monumento a ele.
Fonte: revistaoeste