Desaparecida desde 2019, a garota Alicia Navarro foi a uma delegacia nos Estados Unidos e pediu para ser retirada da lista de desaparecidos. O jornal norte-americano New York Post divulgou a informação na quarta-feira 26.
Naquele ano, Alicia desapareceu no Estado do Arizona em uma noite poucos dias antes do seu aniversário de 15 anos.
Aos 18 anos, Alicia Navarro entrou em um departamento de polícia de uma cidade pequena do Estado de Montana, que está na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Ela se identificou como a adolescente que foi dada como desaparecida em setembro de 2019, segundo informou a polícia de Glendale, no Arizona, na quarta-feira 26.
Garota desaparecida que se apresentou a polícia não revelou seu paradeiro
“Alicia Navarro foi localizada”, disse o gerente de comunicações de segurança pública de Glendale, José Santiago, em uma coletiva de imprensa. “Ela está segura, segundo todos os relatos, saudável e feliz.”
Alícia deixou sua casa em Glendale durante a noite em 15 de setembro de 2019. Os pais estavam dormindo quando ela saiu de casa. “Fugi”, dizia o bilhete que Alicia deixou para os pais escrito à mão. Eles encontraram a carta no dia seguinte. “Eu retornarei. Juro. Sinto muito.”
A adolescente foi descrita como autista, “mas altamente funcional” em seu relatório de pessoa desaparecida da polícia. A família Navarro nunca mais ouviu falar dela até esta semana, quando Alicia se identificou para a polícia de Montana.
Ela entrou sozinha na delegacia e até agora não se sabe com quem Alicia estava durante os quase quatro anos em que ficou desaparecida.
A polícia de Montana alertou a polícia de Glendale, que confirmou sua identidade e contatou a família Navarro para informar que a adolescente havia aparecido em segurança.
Alicia foi recebida por sua mãe, que não desistiu de encontrá-la. Ela queria que sua mãe tivesse certeza que ela estava bem e se desculpou muito pela dor causada por seu sumiço.
“Para todos que perderam entes queridos, quero que usem este caso como exemplo”, disse Jessica Nuñez, mãe de Alicia, no perfil que divulgava o desaparecimento da adolescente no Facebook. “Milagres existem. Nunca perca a esperança e lute sempre.”
A polícia de Glendale está investigando como a adolescente chegou a Montana e com quem ela esteve nos últimos quatro anos. Eles disseram que Alicia fugiu de casa por vontade própria e que ela tem cooperado com a investigação. Alicia disse à polícia que ninguém a machucou.