Funcionários da e da campanha de reeleição do presidente foram surpreendidos pela desistência do presidente, anunciada por meio de uma carta publicada no Twitter/X na tarde deste domingo, 20.
Segundo o portal norte-americano Politico, momentos depois do anúncio, a assessora Anita Dunn reuniu a equipe, indicando que ela também não havia sido informada previamente e que apenas um grupo seleto sabia da decisão.
Dunn enfatizou a necessidade de continuar trabalhando até o final do mandato e de defender Kamala Harris, a quem Biden declarou apoio.
Apesar do espanto da equipe, a desistência de Biden já era esperada por muitos analistas e membros do Partido Democrata. O presidente teve um fraco desempenho no primeiro debate presidencial contra o republicano Donald Trump e enfrentava uma crescente pressão de aliados para sair da corrida eleitoral.
Biden anuncia desistência nas eleições de novembro
O democrata publicou uma carta no seu perfil oficial no Twitter/X, dizendo que a decisão é para o “melhor interesse” do partido.
“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente”, disse Biden. E embora minha intenção tenha sido buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie a essa intenção e me concentre exclusivamente em cumprir minhas responsabilidades como presidente pelo restante do meu mandato”.
Kamala Harris, de 59 anos, se destaca como a principal candidata do Partido Democrata para enfrentar o ex-presidente Donald Trump, de 78 anos.
Com 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história dos EUA. Sua idade avançada, juntamente com preocupações sobre suas capacidades cognitivas e mentais, gerava dúvidas entre seus apoiadores. Se permanecesse na corrida e ganhasse, Biden teria 86 anos ao deixar o cargo.
Fonte: revistaoeste