Sophia @princesinhamt
Mundo

FBI afirma ter desmantelado ferramenta de hacking desenvolvida por espiões russos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Autoridades dos Estados Unidos afirmaram nesta terça-feira, 9, que o FBI sabotou um conjunto de software malicioso usado por espiões russos de elite, uma ação que fornece uma visão sobre o cabo-de-guerra entre as duas potências. 

Segundo as autoridades, os especialistas técnicos do FBI identificaram e desativaram o malware, conhecido como “Snake” e usado contra diversos computadores pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). Com a ação, os técnicos esperam desferir um golpe mortal em um dos principais programas de espionagem cibernética da Rússia.  

“Avaliamos isso como sendo sua principal ferramenta de espionagem”, disse um dos funcionários dos à Reuters. Ele ainda acrescentou que Washington espera que a operação erradique os hackers russos do “campo de batalha virtual”.

Além disso, de acordo com o funcionário, os espiões do FSB responsáveis pelo malware fazem parte do grupo de hackers “Turla”.

+ Hackers russos preparam ataque cibernético contra Ucrânia, diz Microsoft

Ativo há duas décadas, o grupo é conhecido por lançar dezenas de ataques a países da Organização do Tratado do Norte Atlântico (OTAN), agências governamentais dos EUA  e empresas de tecnologia.

Anúncios semelhantes já foram feitos anteriormente por agências de segurança no Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, revelando o esforço das potências da extensão cibernética do grupo.

“Eles persistiram nas sombras, concentrando-se em sigilo e segurança operacional”, afirmou o vice-presidente de análise de ameaças da empresa americana de segurança cibernética Mandiant, John Hultquist, à Reuters. “Eles são um dos alvos mais difíceis que temos”.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.