Sophia @princesinhamt
Mundo

Explosão em mina de carvão na Colômbia deixa ao menos 11 mortos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ao menos 11 trabalhadores morreram e outros 10 seguem presos após várias explosões em minas de carvão no município de Sutatausa, na região central da Colômbia, nesta quarta-feira, 15. O incidente teve início na noite de terça-feira e provavelmente foi causado pelo acúmulo de gás metano no interior das minas.

Apesar do governador Nicolás García Bustos ter relatado, a princípio, a morte de apenas quatro trabalhadores, o número de vítimas cresceu com o passar das horas. Álvaro Farfán, capitão do corpo de bombeiros de Cundinamarca, disse à mídia local que, pelo fato das cinco minas da área serem conectadas, foi gerada uma explosão “em cadeia”.

Nesta quarta-feira, García usou suas redes sociais para atualizar para 11 o número de mortos e reforçar que os “resgates não param”. No seu último informe, disse que o hospital de Ubaté prestou atendimento a nove trabalhadores. Entre 30 garimpeiros que estavam no local, sete conseguiram sair do deslizamento por conta própria.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, prestou solidariedade às famílias das vítimas nas suas redes sociais ao tratar o caso como uma “tragédia lamentável”.

Dezenas de trabalhadores extraiam carvão em várias galerias subterrâneas no momento das explosões. Segundo informações do jornal colombiano El Espectador, a mina apresenta todos os certificados e licenças em ordem.

“A área tem título minerário em nome da empresa Minas y Minerales Minminer, emitido em novembro de 2002 e válido até 2032 . A operação tem ainda ficha ambiental desde novembro de 2015, sendo explorada ao abrigo do contrato de concessão L685”, relatou o jornal.

No Departamento de Cundinamarca e em Boyacá, centenas de minas de carvão não apresentam condições adequadas para o trabalho, o que já levou a acidentes e vítimas nos últimos anos. Ainda no local, socorristas da Agência Nacional de Mineração (ANM), bombeiros, Cruz Vermelha, Defesa Civil atuaram em conjunto nos resgates.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.