O ex-jogador de futebol Alexey Bugayev, de 43 anos, morreu na zona da operação militar especial da Rússia, em meio à guerra travada com a Ucrânia. A informação foi confirmada ao portal russo Sport24 pelo pai do ex-atleta, Ivan Bugayev, neste domingo, 29.
Bugayev jogou por diversos clubes russos, como o Torpedo Moscou, Tom Tomsk, Khimki, Krasnodar e Lokomotiv Moscou, onde conquistou a Supercopa da Rússia, em 2005. Pela Seleção Russa de Futebol, ele disputou sete partidas, duas delas na Eurocopa de 2004, contra Portugal e Grécia.
Durante sua trajetória, Bugayev jogou ao lado do meia russo Marat Izmailov, que fez carreira no futebol português, e do volante brasileiro Lima, que já atuou por São Paulo e Roma. Ele encerrou sua carreira como jogador em 2010.
Em outubro de 2023, Bugayev foi preso em Krasnodar, na Rússia, em posse de 495 gramas da droga sintética , conhecida como “miau miau”. Em setembro deste ano, a Justiça russa o condenou a nove anos e seis meses de regime fechado. Durante sua pena, Bugayev se alistou no Exército da Rússia para participar da guerra contra a Ucrânia, onde morreu.
Vários soldados norte-coreanos morreram na Ucrânia, diz Zelensky
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou que soldados norte-coreanos morreram na Ucrânia depois de serem capturados durante combates. Segundo o político, eles estavam gravemente feridos .
Kiev informou que cerca de 12 mil soldados norte-coreanos, o que inclui aproximadamente 500 oficiais e três generais, estão posicionados na província russa de Kursk, onde as forças ucranianas conduzem operações desde agosto.
Nem a Rússia nem a Coreia do Norte confirmaram oficialmente a presença desses militares. Zelensky afirmou que os soldados norte-coreanos foram enviados com proteção mínima, o que dificultou sua captura e sobrevivência.
Fonte: revistaoeste