O Comando Europeu das Forças Armadas dos Estados Unidos divulgou as imagens captadas pelo drone MQ-9 Reaper não tripulado americano que se . Segundo as autoridades americanas, a queda foi “forçada” pelos russos, que negam.
O vídeo revelou os momentos em que as aeronaves russas tentavam se chocar e jogar combustível no drone, em um encontro que o Departamento de Defesa dos EUA informou ter durado entre 30 e 40 minutos.
O vídeo mostra a câmera do MQ-9 Reaper apontada para trás em direção à cauda e a hélice do drone. Em seguida, um caça russo Sukhoi SU-27 é mostrado se aproximando e à medida que chega perto, o caça russo despeja combustível em direção ao drone americano.
Em outra parte da filmagem, o caça russo faz outra passagem e novamente despeja combustível na aeronave não tripulada. O vídeo é interrompido quando o caça russo colide com o MQ-9 Reaper, danificando a hélice e forçando os EUA a derrubar o drone no Mar Negro. A Rússia negou que tenha ocorrido uma colisão.
“Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9”, afirmou o general da Força Aérea responsável pela região, James Hecker, em comunicado.
Veja o vídeo
US Air Force has released the MQ-9 camera footage of the Russian Su-27 Black Sea interception 2 days ago.
Flightradar24 didn’t track the drone involved. pic.twitter.com/ZOSddEnIXq
— Flightradar24 (@flightradar24) March 16, 2023
Fonte: revistaoeste