Um estudo do Departamento de Física da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, revelou o que poderia ser a verdadeira idade dos anéis de Saturno. Segundo os pesquisadores, os anéis tem 400 milhões de anos — muito mais jovens que o esperado.
Os cientistas publicaram o estudo nesta semana, na revista Science. Eles avaliaram os dados de 2004 a 2007, com o uso do Cosmic Dust Analyzer (CDA) — um analisador de poeira cósmica a bordo da espaçonave Cassini, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).
O acúmulo de poeira ao redor de Saturno fez com que os estudiosos descobrissem a verdadeira idade dos anéis. Alguns grãos do planeta pairam sobre o sistema solar e resultam em poeira acumulada ao redor dos planetas.
De acordo com a Nasa, o CDA pode detectar partículas de 1 milésimo de milímetro de largura, menores que os glóbulos vermelhos. Quando uma poeira entra no instrumento, ele determina a velocidade, o tamanho, a carga e a direção da partícula.
Entenda os anéis de Saturno
Os anéis de Saturno são os mais brilhantes de quatro sistemas de anéis. Eles ficam ao redor do planeta, o segundo maior do sistema solar.
Composto de pedaços de gelo, água e um componente de material rochoso, os anéis não são visíveis a olho nu. Galileu Galilei utilizou um telescópio e observou pela primeira vez os anéis em volta do planeta, em 1610.
Pesquisas mostram que os anéis são relativamente novos e, apesar de os cientistas não saberem a sua origem, acreditam que os anéis podem desaparecer em pouco tempo.
Um vídeo publicado no Twitter mostra o registro da sonda Cassini, enquanto viajava próxima dos anéis de Saturno.
Fonte: revistaoeste