O Tennessee é o primeiro Estado norte-americano a proibir apresentações de drag queens em locais públicos onde haja menores. A lei que veda a prática foi sancionada na quinta-feira 2 pelo governador Bill Lee.
Conforme a regra, passam a ser “apresentações de cabaré para adultos” performances que incluem shows de topless, strippers e go-go. O tema ganhou notoriedade depois de circularem nas redes sociais vídeos mostrando shows de drag queens para crianças em Londres. Estados norte-americanos, sobretudo chefiados por republicanos, têm se movimentado para barrar a prática.
Aprovado pelo Senado estadual, por 26 votos a 6, o mecanismo vai entrar em vigor em 1º de julho. O descumprimento da norma pode gerar multa de até US$ 2,5 mil e até um ano de prisão.
Os congressistas justificaram que os shows de drag queens expõem os menores a imagens e espetáculos sexuais inapropriados para a idade deles. A proibição tem causado controvérsia entre os defensores da comunidade LGBT e seus apoiadores, que afirmam que a lei é discriminatória e viola os direitos de liberdade de expressão.
Ao defender o projeto de lei, no início desta semana, o governador do Tennessee afirmou que é necessário impedir a exposição de crianças a entretenimento sexual, devido ao potencial prejuízo que isso pode acarretar para o público infantil.
Fonte: revistaoeste