Sophia @princesinhamt
Mundo

Equipe brasileira realiza reconstrução facial de Tutancâmon utilizando tecnologia de ponta

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma equipe de cientistas fez uma nova facial do faraó Tutancâmon, da 18ª Dinastia do Egito (1550 a.C. – 1295 a.C.), com base em dados da literatura biomédica e egiptológica. O processo ocorreu com a ajuda do software Blender 3D. O resultado do novo trabalho foi publicado na plataforma de trabalhos científicos ResearchGate, no mês passado.

Há brasileiros entre os autores da pesquisa: Cicero Moraes, designer 3- do grupo Arc-, e Thiago Beaini, professor de odontologia-legal da Federal de Uberlândia.

2024 word22024 word2
Aproximação Facial De Tutancâmon | Foto: Reprodução/Moraes Et.al

Como os cientistas fizeram a reconstituição facial de Tutancâmon

Para que o processo fosse bem-sucedido, os pesquisadores precisavam de um crânio. Na sequência, a equipe procurou referências espaciais de Tutancâmon e utilizou a caixa craniana de uma tomografia computadorizada de um doador virtual.

A tomografia do crânio doado passou por uma deformação anatômica, na qual a estrutura óssea foi adaptada às configurações do crânio do faraó. Assim, o crânio doado se tornou um modelo utilizado na reconstituição facial.

Os cientistas usaram duas abordagens para essa aproximação. Uma mais objetiva, em preto e branco, e outra colorida, com especulações para o tom de pele do faraó, baseadas em dados de um comunicado sobre aproximações de Tutancâmon, feitas em 2005.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.