Sophia @princesinhamt
Mundo

Entendendo por que o G20 pode evoluir para G21 e suas implicações.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Grupo dos 20 (G20), bloco que reúne a União Europeia e 19 das maiores economias do mundo, pode ganhar mais um integrante — e, assim, a ser G21. A União Africana, que congrega 55 países do continente, é a candidata a aderir ao grupo.

De acordo com o jornal Valor Econômico, a União Africana busca maior representatividade dentro da cúpula do G20, que conta somente com África do Sul como país africano membro. A decisão pelo ingresso ocorrerá em setembro, durante reunião do bloco em Nova Délhi, capital da Índia.

Países que compõem o G20Países que compõem o G20
G20 Poderá Se Tornar G21 Com Ingresso Da União Africana | Foto: Divulgação/Site Oficial

O que é a União Africana?

Como descrito em seu site, a União Africana afirma que a representação dos agentes africanos nas reuniões de fórum do G20 é muito fraca, sobretudo economicamente. Foi então que um grupo de 55 países do continente africano formaram a União Africana. A entidade tem sede em Adis Abeba, na Etiópia.

Sede da Uniao AfricanaSede da Uniao Africana
União Africana Tem Sede Em Adis Abeba, Na Etiópia | Foto: Reprodução/Google Maps

Lançada oficialmente em julho de 2002 em Durban, na África do , depois de uma decisão tomada para criar uma nova organização continental, a União Africana afirma que a África precisa concretizar seu potencial. Segundo o grupo, o continente é a oitava maior economia do mundo e, até 2063, o continente pode se tornar a terceira maior.

O órgão ainda não definiu seu porta-voz, se será seu ou se será o país com a presidência rotativa da entidade. Ao contrário da Europa, cujo representante é o executivo da União Europeia.

A entrada da União Africana, como membro pleno do G20, procura ter mais voz nas propostas de reforma nas instituições internacionais, como , Fundo Monetário (FMI) e Organização Mundial do Comércio (OMC).

Leia mais: Lula agradece à África por ‘tudo que foi produzido durante 350 anos de escravidão’

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.