O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, se reuniu pela primeira vez com o atual mandatário, Alberto Fernández. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 21, para iniciar a transição de governo, na Quinta de Olivos, residência oficial da Presidência.
Milei , 19, contra Sergio Massa, candidato do partido governista e atual ministro da Economia. O novo presidente deve ser empossado em 10 de dezembro.
O governo argentino divulgou um comunicado à imprensa sobre a reunião, depois de diversas divergências e tensões durante a campanha eleitoral. “A reunião teve o objetivo de iniciar o processo de transição institucional entre as equipes designadas por ambos nas diferentes áreas do governo.”
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
O possível nome para assumir a chefia de gabinete do próximo governo, Nicolás Posse, também esteve presente na reunião com Fernández. O atual secretário da Presidência, Julio Vitobello, a porta-voz presidencial, Gabriela Cerrut, e o vice-presidente do gabinete, Juan Manuel Olmos, participaram do encontro.
A porta-voz da Presidência da Argentina divulgou uma foto no Twitter/X em que comunica a reunião entre Fernández e Milei. O encontro seria realizado nesta segunda-feira, 20, feriado no país, mas foi adiado.
Bolsa da Argentina sobe mais de 20% depois da eleição de Milei
Nesta terça-feira, 21, a Bolsa da Argentina abriu com alta de mais de 20% nas negociações depois da eleição de Javier Milei para a Presidência do país. O mercado financeiro local não funcionou na segunda-feira.
A alta foi de 21,23%, aos 782.027 pontos, segundo dados da Economática, conforme divulgado pelo site da revista Exame. O efeito também foi positivo na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos.
Na segunda-feira, um dia depois da vitória de Milei, as ações de algumas empresas da Argentina na Bolsa de Valores de Nova York acumularam alta de até 17% no pré-market, que antecede a abertura do pregão. Os títulos argentinos também tiveram alta de 6% depois que Milei virou o novo presidente eleito da Argentina.
Fonte: revistaoeste