Um avião com 67 pessoas a bordo caiu próximo a Aktau, no Cazaquistão, nesta quarta-feira, 25, conforme agências de notícias russas.
Ao menos 32 sobreviveram, depois de a aeronave realizar um pouso de emergência. No total, 22 passageiros estão hospitalizados.
A aeronave modelo Embraer 190 foi fabricada pela (Embraer). Operada pela Azerbaijan Airlines, ela partiu de Bacu, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na . O avião realizou um pouso de emergência a cerca de três quilômetros de Aktau. Um vídeo registrou o momento em que o avião pegava fogo antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências informou que os bombeiros controlaram as chamas. Equipes de resgate encaminharam os sobreviventes para um hospital na região.
O momento da queda de um avião Embraer 190, da companhia Azerbaijan Airlines, que seguia de Baku para Grozny. O acidente ocorreu em Aktau, no Cazaquistão. Seguiam 72 pessoas a bordo. Fontes locais indicam que 12 sobreviveram. pic.twitter.com/xsIt31pz8L
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
Pouso de emergência de avião que caiu no Cazaquistão
De acordo com um órgão de aviação russo, o piloto optou por realizar o pouso de emergência depois de uma colisão com um pássaro. As autoridades do Cazaquistão criaram uma comissão governamental para investigar o acidente. As autoridades enviaram representantes ao local para conduzir a apuração. O governo cazaque afirmou que dará suporte às famílias das vítimas e dos feridos. A investigação contará com a colaboração do Azerbaijão.
O presidente russo, , manifestou condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelas perdas no acidente. Segundo o Kremlin, Aliyev interrompeu sua participação em uma cúpula em São Petersburgo para retornar ao Azerbaijão.
Fonte: revistaoeste