À medida que as tensões com a China estão aumentando, os taiwaneses estão correndo para as lojas para comprar “patches”, tecidos bordados popularizados por pilotos da força aérea, que retratam um urso negro de Formosa socando o Ursinho Pooh. O personagem de desenho animado é comumente associado ao presidente chinês, Xi Jinping.
O aumento das vendas demonstra um apoio da população de Taiwan à resistência da ilha contra reivindicação chinesa sobre seu território. A China afirma que Taiwan faz parte da sua nação – e não descarta tomar a ilha à força.
Alec Hsu, que desenhou o patch, o vende em sua loja desde o ano passado. Mas desde que a agência de notícias militar de Taiwan publicou, no sábado 8, uma foto de um piloto inspecionando um caça com o bordado no uniforme, ele registrou um aumento significativo nos pedidos.
“Eu queria aumentar o moral de nossas tropas ao projetar este patch”, disse Hsu, dono da Wings Fan Goods Shop, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
+ Após aceno de Taiwan aos EUA, China finaliza treino para ‘isolar’ ilha
O design do emblema mostra um urso negro de Formosa segurando a bandeira de Taiwan e socando o Ursinho Pooh, sobre a palavra “Scramble!” (algo como “luta”, ou “disputa”). A arte faz um aceno aos pilotos da ilha, que precisaram aumentar suas defesas à medida que a China envia mais aeronaves para a zona aérea de Taiwan.
O urso negro de Formosa é considerado um símbolo da identidade taiwanesa. Taiwan era anteriormente conhecida pelo nome de Formosa.
A escolha do Ursinho Pooh é fruto dos constantes “memes” na internet que associam a aparência de Xi Jinping à do personagem. Censores chineses já atuaram para reprimir esse tipo de representação: em fevereiro, o lançamento do filme de terror que parodia o desenho animado, “Winnie the Pooh: Blood and Honey”, foi cancelado em Hong Kong. Os motivos para o cancelamento não foram esclarecidos.
+ Filme do Ursinho Pooh, ‘sósia’ de Xi, é proibido em Hong Kong
A embaixada de Taiwan nos Estados Unidos, um escritório não oficial que representa o país na ausência de relações diplomáticas normais entre as nações, chegou a mencionar o emblema no Twitter.
“Onde podemos conseguir um patch como esse! Garantia de best-seller!”, disse o tuíte.
Where can we get a patch like that! Guaranteed to be best sellers! https://t.co/SA35c7529z
— Taiwan in the US (@TECRO_USA) April 9, 2023
A força aérea de Taiwan disse à agência de notícias Reuters que, embora não “encoraje particularmente” seus membros a usarem o emblema, que não faz parte do uniforme, “manterá uma atitude aberta” a qualquer coisa que levante a moral dos militares.
Na mídia chinesa, notícias envolvendo o bordado não são divulgadas. Ao contrário, Pequim tem promovido vídeos e comentários sobre seus exercícios militares em Taiwan.
Na segunda-feira 10, o comando de Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo, uma unidade chinesa que estaria na linha de frente de qualquer ação militar contra Taiwan, divulgou um vídeo com cenas do treinamento acompanhadas de uma música animada. O vídeo era direcionado ao público taiwanês, visto que estava usando caracteres chineses tradicionais, que ainda são usados em Taiwan, mas não mais na China continental.
Fonte: Veja