A lista de ditadores autocratas e comunistas com quem o bilionário da tecnologia Elon Musk entrou em conflito ganhou um novo integrante: o presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Após os resultados da eleição presidencial na Venezuela, que não foi reconhecida por vários países e organismos internacionais, como a OEA e a União Européia, o proprietário do X (anteriormente Twitter) foi ao seu perfil para acusar o presidente socialista de “fraude eleitoral em massa”.
Major election fraud by Maduro https://t.co/fi4xcSVd2Y
— Elon Musk (@elonmusk) July 29, 2024
“Vergonha para o ditador Maduro”, declarou Musk na segunda-feira. Maduro, por sua vez, criticou Musk como “o arqui-inimigo da paz na Venezuela”.
Shame on Dictator Maduro https://t.co/yad3Itps5N
— Elon Musk (@elonmusk) July 29, 2024
El burro sabe mas que Maduro https://t.co/9fe6JWOatM
— Elon Musk (@elonmusk) July 29, 2024
As autoridades venezuelanas atrasaram a divulgação dos resultados detalhados da eleição de domingo após proclamar Maduro como vencedor com 51% dos votos, comparados aos 44% do diplomata aposentado Edmundo González.
Musk Declara Guerra Aberta a Maduro
Musk também retuitou um comentário no X de seu “amigo”, o presidente argentino Javier Milei.
“Os números anunciavam uma vitória esmagadora da oposição e o mundo está esperando que o governo reconheça a derrota após anos de socialismo, miséria, decadência e morte”, disse Milei.
DICTADOR MADURO, AFUERA!!!
Los venezolanos eligieron terminar con la dictadura comunista de Nicolás Maduro. Los datos anuncian una victoria aplastante de la oposición y el mundo aguarda que reconozca la derrota luego de años de socialismo, miseria, decadencia y muerte.…
— Javier Milei (@JMilei) July 29, 2024
The people of Venezuela want change! https://t.co/YmGF8D5wAQ
— Elon Musk (@elonmusk) July 30, 2024
Maduro rapidamente respondeu às postagens de Musk nas redes sociais, chamando o bilionário de ameaça à Venezuela.
“Ele é a representação de uma ideologia fascista, antinatural e antisocial”, afirmou Maduro.
“Elon Musk está desesperado, controle-se”, ele advertiu. “Quem se envolve comigo se seca.”
Essa não é a primeira vez que Musk entra em conflito com governos estrangeiros.
No início deste ano, em defesa da liberdade de expressão, Musk denunciou Alexandre de Moraes, do STF, a respeito da coação que o Tweeter sofreu para banir contas ilegalmente. O caso se transformou numa investigação aberta pelo Congresso Americano.
Em relação às eleições na Venezuela, líderes de todo o mundo também expressaram preocupação com os resultados e muitos pediram transparência na contagem dos votos.
” “
Fonte: BSM