Sophia @princesinhamt
Mundo

Eclipse solar híbrido ocorrerá esta semana em poucas regiões do mundo e é considerado um espetáculo raro e incrível! Saiba mais sobre esse fenômeno que acontece a cada 10 anos.

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um eclipse solar híbrido! Já ouviu falar disso? Este fenômeno que acontece a cada 10 anos poderá ser visto esta semana e tornará o dia mais escuro que o normal.

Trata-se de um tipo raro de eclipse que muda de aparência conforme a sombra da Lua se move pela superfície da Terra.

Por isso, o Sol poderá ser visto quase ou completamente coberto por ela, dependendo de onde estiver o espectador.

Que dia

O eclipse solar híbrido será nesta quinta-feira, dia 20 de abril.

O próximo eclipse solar híbrido está previsto para acontecer depois de novembro de 2031, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Já o último, até então, foi avistado em novembro de 2013.

Onde será visto

Desta vez, o fenômeno poderá ser observado nos países que ficam abaixo da linha do Equador, mas não será o caso do Brasil, infelizmente. (veja animação abaixo)

O evento será mais visível do Pacífico Sul, com a sombra da lua passando sobre o oeste da Austrália, Timor Leste e Indonésia já nesta quarta, 19 de abril, partir das 22h36, pelo horário de Brasília. Vai terminar às 3h59 do dia seguinte, de acordo com o portal de notícias astronômicas In the Sky.

Quem estiver na cidade de Exmouth, na Austrália, ou em East Nusa Tenggara, Kupang e Papua Ocidental, na Indonésia será contemplado com visão total do eclipse.

Já aqueles que estiverem em outras partes da Austrália e da Indonésia, além de Malásia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Melanésia e Micronésia poderão assistir o eclipse de forma pacial. Isto é, apenas uma parte do disco solar será coberto pela Lua.

Leia mais notícia boa

Assista pela internet

Como o fenômeno não será visível a olho nu em todas as localidades, o site Space.com separou duas alternativas de transmissões ao vivo gratuitas online para aqueles que quiserem acompanhar a ação celestial:

– A empresa TimeAndDate.com fará uma transmissão ao vivo em seu canal do YouTube, que começará a partir das 22h30 BRT em 19 de abril;

– O Gravity Discovery Center & Observatory, perto de Perth, na Austrália, também fará uma transmissão ao vivo do eclipse em seu canal do YouTube a partir das 23h BRT.

Cuidado!

Existem apenas dois locais na Terra a partir dos quais o eclipse híbrido será visto em transição de anular para total e, depois, de volta a anular novamente. Ambos ficam em áreas remotas do oceano.

De qualquer forma, se você estiver nessas regiões privilegiadas, é muito importante nunca olhar diretamente para o sol a olho nu, porque pode causar danos permanentes à visão – mesmo durante um eclipse.

Veja na arte abaixo como será o eclipse solar híbrido:

Com informações do DailyMail

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.