Sophia @princesinhamt
Mundo

Documentos revelam que China interferiu nas eleições do Canadá

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Documentos do Serviço Canadense de Inteligência de Segurança (CSIS) revelam que a China, através do Partido Comunista Chinês (PCC), interferiu nas eleições do Canadá. Pequim teria pressionado seus consulados a criar estratégias para angariar membros e associações da comunidade chinesa no país americano.

A China empregou de desinformação e proxies (serviço que conecta o à internet) em Vancouver e na área da Grande Toronto (GTA), que têm comunidades de imigrantes chineses.

O CSIS mostrou como os diplomatas chineses conduziram as operações de interferências estrangeira em a candidatos e figuras políticas eleitas. As táticas incluem doações em dinheiro não declaradas para as campanhas políticas ou fazer com que os empresários contratem estudantes chineses e os indiquem para trabalhar em campanhas eleitorais em tempo integral.

Os deputados do Comitê de Procedimentos e Assuntos da Câmara dos Comuns estão investigando as alegações de que a China também interferiu na de 2019 para apoiar 11 candidatos, a maioria de esquerda, na região da GTA.

A Força-Tarefa de Ameaças às Eleições de Segurança e (SITE), divisão criada pelo governo do premiê Justin Trudeau para monitorar ameaças às eleições federais, nunca emitiu nenhum alerta público sobre as interferências da China durante as campanhas de 2019 e 2021. O primeiro-ministro canadense alega que não encontrou interferência e disse à Câmara dos Comuns em novembro de 2021 que não houve comprometimento do pleito.

De acordo com as investigações, nove candidatos de esquerda e dois conservadores foram favorecidos por Pequim.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.