Sophia @princesinhamt
Mundo

Desenho infantil apresenta personagem ‘transformer não binário’ e promove representatividade de gênero

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O desenho infantil Transformer: EarthSpark, famoso no Reino Unido, gerou polêmica nas redes sociais, depois de o personagem Nightshade, um robô, identificar-se como “não binário”. “É uma experiência maravilhosa”, disse ele, durante um episódio. A atração é voltada para crianças de até 10 anos.

Nightshade orienta os demais a chamá-lo por “pronomes neutros de gênero” que, em “linguagem neutra”, seriam equivalentes a “elu/delu”. A personagem Sam se desculpa por ter tratado Nightshade como “ele” e passa a se dirigir ao transformer não binário da forma que o robô ensinou. A própria Sam passa a identificar-se por esses pronomes. “Eu sei que estou seguro quando estou com meus amigos ou outras pessoas não binárias”, diz Sam, em seguida.

O episódio foi ao ar há alguns meses. O trecho em que o robô se identifica como não binário, contudo, viralizou na semana passada e chocou pais. O desenho é baseado em um brinquedo da empresa Hasbro, febre do público infantil.

Não é a primeira vez que um desenho chama a atenção, em virtude de seu conteúdo. A animação Ridley Jones — A Guardiã do Museu, transmitida pela Netflix, conta a história de uma menina de 6 anos que mora com a avó em um museu nacional, onde as exposições ganham vida todas as noites. Ridley, com o auxílio de uma bússola mágica, tem de garantir a segurança de todos. Entre as personagens, há a múmia Ismat, que possui pais homossexuais, além do búfalo Fred, que se intitula um ser “não binário”.

Série Netflix Linguagem NeutraSérie Netflix Linguagem Neutra
Fred, À Esquerda, Conversa Com A Avó, À Direita, Em Desenho Da Netflix | Foto: Reprodução/Twitter

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.