Diversos aspectos podem impactar a vida de uma pessoa. Um deles é o trabalho, ou até mesmo a falta dele.
Para identificar as áreas que mais causam desconforto aos trabalhadores, a Universidade Harvard, nos Estado Unidos, conduziu um estudo que durou 85 anos. A instituição de ensino superior analisou mais de 700 indivíduos no período, em diferentes partes do mundo.
Durante a pesquisa, os entrevistados foram interpelados, a cada dois anos, sobre o andamento de suas carreiras. O objetivo do estudo era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho.
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O estudo mostrou que as atividades desempenhadas de maneira solitária e sem interação social são as causadoras dos maiores níveis de insatisfação. Quando a função é exercida com rotatividade de turnos e horários, o quadro tende a se agravar.
Com base nas respostas dos trabalhadores, a Universidade Harvard listou sete empregos que mais geram infelicidade nos trabalhadores. Veja a lista abaixo:
- Entregadores;
- Motoristas de caminhões de longa distância;
- Guardas de segurança;
- Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
- Trabalhos remotos;
- Atendimento ao cliente; e
- Comércio varejista.
Por que esses empregos causam tanta infelicidade?
Empregos que oferecem serviços ao cliente também estão na lista, em virtude das interações negativas. Trabalhadores de call center, por exemplo, passam horas ao telefone com clientes, muitas vezes insatisfeitos ou impacientes.
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A pesquisa argumenta que manter boas relações interpessoais no trabalho pode ajudar a minimizar o sentimento de solidão e aliviar o estresse. Trabalhar em equipe também pode ser importante — não apenas para colaborar na produtividade, mas também para o bem-estar dos colaboradores.
Quais melhorias o ambiente pode promover?
- Desenvolver vínculos com colegas de equipe;
- Tentar encontrar colegas de trabalho que compartilhem seus interesses;
- Não ter medo de pedir ajuda ou orientação — além de estar pronto para ajudar;
- Encontrar locais de trabalho onde a comunicação com os colegas de equipe não sejam relacionados ao trabalho; e
- Valorizar o trabalho em equipe.
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Fonte: revistaoeste